ALTA DA GASOLINA E DO ÁLCOOL VAI IMPACTAR NA ALTA DA INFLAÇÃO

A gasolina mais cara, após a reoneração dos impostos federais a partir desta quarta-feira (1º), não impacta somente os motoristas, mas também os preços em diversos setores da economia e a inflação. O aumento do valor do combustível tem potencial para elevar em 0,32 pontos percentuais a inflação prevista para março, o que analistas consideram um salto significativo. A gasolina não tem, entretanto, o mesmo potencial de elevar preços de forma generalizada que o diesel, e seus maiores impactos ainda são sobre os motoristas.

O cálculo é do coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), André Braz. Ele explica que a inflação oficial de março deve terminar em 0,70%, impulsionada pela gasolina — é um valor considerável, avalia o pesquisador, mas que está aquém do 1,6% registrado no mesmo período de 2022. “A gasolina é muito significativa, porque responde por mais ou menos metade da inflação prevista para março”, diz.

Ainda que aumente a inflação em geral, contudo, a gasolina não tem potencial para contaminar substancialmente o preço dos alimentos e outros produtos e serviços além do transporte, avalia Braz. “O combustível que pesa para todo mundo é o diesel. Ele tem participação muito pequena no orçamento familiar, mas movimenta caminhões nas estradas, encarece a passagem de ônibus e o frete que traz produtos para os grandes centros urbanos”, detalha. O diesel teve uma diminuição de R$ 0,08 por litro a partir desta quarta-feira (1º), por decisão da Petrobras, e continua isento dos impostos federais.

Já o professor de economia do Ibmec Claudio Shikida pondera que o ano pode trazer surpresas na inflação. “O cenário é diferente, mas tão grave quanto o de 2022. Continuamos tendo problemas externos, como a guerra da Ucrânia. E, se o governo mexe muito nas decisões da Petrobras, mexe nas ações da empresa, o mercado fica pessimista e isso tem impactos de médio e longo prazo. Não está claro o que o governo fará”, finaliza.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress