PROJETO DE ESCOLA ROMEIRA É DESTAQUE NA CONFERÊNCIA NACIONAL DE ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO

Um projeto de produção textual desenvolvido pela Escola Municipal Cívico – Militar Dr. Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, foi selecionado pela Conferência Nacional de Alternativas para Educação – CONANE. O trabalho é indicado como uma das 48 práticas pedagógicas exitosas realizadas em todo o território nacional. Dois trabalhos do Ceará foram escolhidos.

A atividade é desenvolvida desde 2017 pelo professor de português Rodrigo Nóbrega, através do projeto de Leitura, Escrita e Responsabilidade Social (LERS). Participam alunos do 8º ano. De acordo com o docente, o objetivo é dar sentido às pesquisas e produções realizadas pelos estudantes, compartilhando a experiência fora da sala de aula.

Nessa perspectiva, foi criada a Revista Juno, que já se encaminha para sua sétima edição e reúne textos dos estudantes. O material está hospedado em formato digital em um portal. O professor explica que já está sendo providenciado um aplicativo para que seja disponibilizado nos dispositivos.

Um dos alunos integrantes do projeto em 2022, Wherley Santana, relata que participar do projeto foi muito importante para ajudar no desenvolvimento da sua escrita. Ele é autor do texto de ficção científica intitulado “O cientista Sr. Aquele”, que compõe a última edição. Já a estudante Ana Heloísa Silva conta que o projeto incentiva a criatividade e é uma forma de aprender de uma maneira diferente.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que essas ações e estratégias são fundamentais e impactam positivamente na aprendizagem, além de identificar potencialidades dos alunos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress