Um equívoco gigante cometido pelo novo Governo, que certamente trará consequências desastrosas na geração de emprego e renda, atingindo principalmente a economia local de pequenas cidades que sediam plantas industriais de mão de obra intensiva.
Fica muito mais complicado no Ceará levar uma indústria para uma cidade do interior onde a única fonte de renda é a prefeitura, as aposentadorias, os programas sociais e nada mais.
Eu, como ex presidente do CIC e ex secretária de desenvolvimento econômico do estado, lamento demais termos chegado a este ponto de falta de respeito às regras pré-estabelecidas, ao setor produtivo e principalmente aos trabalhadores dessas empresas.
Morreu ontem na AL o principal diferencial do Ceará frente a outros Estados na atração de investimentos: a Segurança Jurídica dos Contratos das empresas com o Governo do Estado, que independente do governo estabelecido se fazia cumprir até o final de sua vigência contratual.
Eu mesma acreditava que isso era fato concreto e imutável.
Mas parece que está virando moda e tendência em nosso país quebrar a segurança jurídica até do que já foi julgado em última instância…
E tem mais, quem acredita que esse Fundo Estadual de Sustentabilidade Fiscal (Fesf) vai durar apenas 12 ou 18 meses?
Portanto, registro o meu absoluto repúdio à decisão dos deputados estaduais que aprovaram essa insensatez. Recai sobre eles e sobre o Governo, a morte da ‘galinha dos ovos de ouro’ que é a geração de emprego e renda em nosso Estado e seu poder transformador na economia local das nossas cidades.
Sinto muitíssimo a ausência do Deputado Fernando Santana para defender a geração de empregos advindos das indústrias incentivadas em sua região Cariri, expressivamente na Barbalha onde temos a maior indústria química do Nordeste, e no Crato onde temos outra gigante da indústria de calçados, dentre outras tantas cearenses no Juazeiro.
E para finalizar, quero reconhecer a coragem e o compromisso dos deputados que votaram contra a proposta do governo, aos que decidiram escolher a defesa da geração de emprego e renda em nosso Estado, o meu muito obrigada.
São eles:
🔹Alcides Fernandes (PL)
🔹Antônio Henrique (PDT)
🔹Ap. Luiz Henrique (Republicanos)
🔹Carmelo Neto (PL)
🔹Davi de Raimundão (MDB)
🔹Dra. Silvana (PL)
🔹Felipe Mota (União Brasil)
🔹Queiroz Filho (PDT)
🔹Sargento Reginauro (União Brasil)