O rio Sena será a estrela maior da abertura da Olimpíada de Paris em 2024, com a inédita cerimônia integralmente realizada fora de um estádio. Cerca de 10.500 atletas de 206 países estarão em 160 barcos para o desfile das delegações ao longo de seis quilômetros. O espetáculo de artistas escalados para as performances também será em movimento, com cenários em mais embarcações.
A grande parte das 600 mil pessoas em arquibancadas instaladas nas duas margens não pagará ingresso e ainda terá 80 telões e alto-falantes em locais estratégicos para acompanhar detalhes do desfile, da mesma forma que os esperados 120 chefes de Estado em sua área especial. O Sena, icônico coração da “Cidade Luz”, será o foco de estimados quatro bilhões de telespectadores — ou metade da população do planeta — em 26 de julho de 2024.
O trajeto parte da ponte Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes e contorna as ilhas Saint Louis e De la Cité passando por baixo de dez pontes e portões. É um trecho que oferece acesso a outros cenários históricos de Paris, como a Place de la Concorde, a Esplanade des Invalides, o Grand Palais e a Pont d’Iéna — também locais de competição —, onde termina o desfile, próximo do Trocadéro, a extensa praça do lado direito do rio, se tomada a referência da margem oposta, onde fica a Torre Eiffel.