A posição de Evandro de lealdade a Camilo, retirando sua candidatura para apoiar à reeleição de Izolda Cela e depois votando em Elmano de Freitas desprezando a candidatura pedetista , desagradou na época aos irmãos Ciro e Cid Gomes(ambos PDT). Naquela época os FG já tinham decidido que se continuassem dando as cartas no Ceará, quem presidiria o Legislativo a partir de 2023 seria o deputado estadual caririense Guilherme Landim(PDT).
Dai não se estranhar a posição do senador Cid Gomes depois de passadas as eleições e Elmano de Freitas(PT) virar governador, mesmo tendo tido o seu apoio não votando em Roberto Cláudio contrariando a posição do irmão Ciro Gomes, agora Cid talvez numa tentativa de reparar o erro junto ao irmão, vir defendendo que a aliança PT/PDT só poderá continuar se o deputado Guilherme Landim for o novo presidente do Legislativo Cearense. Essa posição de Cid em certo momento animou alguns setores pedetistas que estão completamente deslocados dentro da esfera de poder petista. Também pode ter animado o grupo político de Guilherme Landim, mas diante da nova conjuntura política cearense, hoje a coisa mudou por completo.
Nem Roberto Cláudio topa de forma alguma qualquer relacionamento com os petistas, assim como este colunista em conversa telefônica na última quinta-feira com a prefeita de Brejo Santo e mãe do parlamentar brejosantense, Gislaine Landim, que se encontrava no estado de Goiás em missão oficial de seu governo, ouviu da mesma que o seu filho não pleiteia a presidência da Assembleia em detrimento da reeleição do atual presidente, deputado estadual Evandro Leitão.
Quer dizer, nem o grupo político de Guilherme Landim está disposto de encarar essa peleja que tem todo o aval do senador Camilo Santana(PT), do deputado estadual Fernando Santana(PT) e da grande maioria dos deputados estaduais, segundo teria revelado a alguns interlocutores o deputado estadual Davi Macedo(MDB), caririense tal e qual Guilherme e Fernando Santana.
Dizem que não apoiar candidaturas dentro desta lógica evandrista é o passaporte para o distanciamento perante a nova ordem política cearense, portanto, como bem diz o velho ditado: caldo de galinha e cautela nunca fizeram e nem fazem mal a seu ninguém. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!