O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja convocaram alguns dos principais chefs nacionais para criarem um cardápio com ingredientes típicos para o jantar oferecido aos convidados, após a cerimônia de posse de domingo, em Brasília (DF). A ideia foi representar a gastronomia brasileira através de receitas de várias regiões.
Na lista estavam desde bolinho de feijoada, moqueca de peixe, acarajé até arroz de carreteiro com ovo e pudim de tapioca. Através deles, autoridades estrangeiras e convidados do Itamaraty puderam fazer um verdadeiro passeio gastronômico pela diversa culinária brasileira.
Entre os convidados estiveram o chef e pesquisador de cozinha pantaneira, Paulo Machado, de Mato Grosso do Sul. Ele é autor do livro “Cozinha pantaneira: comitiva de sabores”, resultado de anos de pesquisa sobre o tema na região. Para o jantar oferecido pela presidência da República, ele trouxe arroz de carreteiro com ovo e PANCS.
A carioca Kátia Barbosa, que foi jurada do “Mestre do Sabor”, da TV Globo, levou seu bolinho de feijoada famoso no “Aconchego Carioca”, receita de família herdada do pai, que era nordestino.
A única bebida do cardápio foi assinada por Bela Gil, nomeada para o núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da equipe de transição do governo eleito. Foi a gin tônica com flor de clitória.