Após o ano iniciar com chuvas tímidas, em apenas 5 cidades, o segundo dia de 2023, foi de intensos volumes. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em pelo menos 50 cidades cearenses, com destaque para a região Sul do Estado, a qual concentrou os maiores volumes.
A cidade de Lavras da Mangabeira registrou o maior índice, com 140 milímetros. Aurora, com 96,5 mm, segue logo atrás. Fecham a lista das 5 mais chuvosas, Caririaçu e Potengi, ambas com 65 milímetros e Várzea Alegre (64 mm). Todas esses municípios estão situados no Cariri cearense.
CEARÁ
Volume de chuva em 2022 no Ceará é o maior dos últimos 13 anos; saiba onde mais choveu
Essa é a região que a Funceme projeta continuidade de chuvas nos próximos dias. O meteorologista da Funceme, bruno Rodrigues aponta que o “Sul do Estado pode ter chuvas de moderadas a forte na noite desta segunda-feira e início da terça”. Nas demais regiões, acrescenta o especialista, as precipitações tendem a ser pontuais e passageiras.
Já na quarta-feira, ainda conforme previsão da Funceme, há “alta possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns e na faixa litorânea. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva”.