

O resultado das eleições nas terras romeiras apresentou um quadro bastante interessante. O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), mesmo registrando um desempenho eleitoral menor com a candidatura de Sandra Cavalcante, que obteve 12,55% dos votos para a Câmara Federal, não pode ser considerado desprestigiado eleitoralmente em sua cidade, sobretudo diante dos bons resultados que vem acumulando nas últimas eleições.
O fato é que sua candidata teve que dividir espaço e votos com o influenciador digital e atual vereador Lucão Alves, que alcançou 16,32% dos votos. Os dois se posicionaram politicamente dentro da mesma Federação, daí ter ocorrido uma natural repartição dos apoios populares dentro do mesmo campo político.
Yury do Paredão, por sua vez, apareceu nesta eleição com um desempenho superior ao registrado em 2022, alcançando 14,69% dos votos. Já Fernando Santana, seu companheiro de coligação, chegou aos 8,26%. Ambos disputaram pelo mesmo campo político do governador reeleito Elmano de Freitas e conquistaram mandatos de deputado federal.
No caso de Fernando Santana, esperava-se até um desempenho maior em Juazeiro do Norte, principalmente pelo fato de ter disputado as últimas eleições municipais contra o atual prefeito Glêdson Bezerra. Seu nome, portanto, ainda estava bastante presente na memória do eleitor juazeirense. Coisas da política!
Mas o que realmente chamou a atenção de todos foi a performance do atual deputado estadual Davi Macedo. Com 24,28% dos votos em Juazeiro do Norte, despontou como o mais votado entre os candidatos ao Parlamento Estadual no município.
E sua votação geral merece ainda mais atenção: foram 95.814 votos, resultado que o colocou como o sétimo deputado estadual mais votado do Ceará. Uma votação dessa magnitude certamente desperta olhares dentro do Palácio da Abolição e fortalece Davi Macedo no tabuleiro político regional. Aliado do governador reeleito Elmano de Freitas, seu nome passa naturalmente a ganhar musculatura quando as conversas se voltarem para a sucessão municipal de 2028 em Juazeiro do Norte.
O presidente da Câmara Municipal romeira também apresentou um bom desempenho nesta eleição, alcançando 14,49% dos votos e ficando na segunda posição entre os mais votados para deputado estadual em Juazeiro do Norte.
As urnas falaram — e falaram alto nas terras romeiras. Agora começa outra eleição, aquela que acontece nos bastidores, nas articulações e na construção dos projetos para 2028.
Tenho dito!!! Sorry, periferia!!!






