LULA PROPÕE REFORMAR O SUPREMO E LIMITAR MANDATO DE MINISTROS

WhatsApp Image 2026-06-16 at 15.28.42
Screenshot
480x480-_Banner_SITE_CENTRO DE REABILITACAO
Banner_PMB_21.09.2026_SEMANA_DO_TRANSITO_480x480px
Screenshot_20260929_161134_Gallery

Jeniffer Gularte
Bruna Lessa
O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira uma reforma do Judiciário para recuperar a credibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, está “muito baixa”.

“Precisamos fazer outra (reforma) e redefinir como escolher ministro do STF. Quero envolver a sociedade na escolha. Quero discutir um critério e quero envolver a sociedade civil no debate e dar credibilidade ao Poder Judiciário e ao STF, que está com credibilidade muito baixa”, disse em entrevista ao canal Normose, no Youtube.

CONSELHO – Entre as mudanças, propôs a criação de um conselho para escolher os ministros e a adoção de mandatos de dez ou 12 anos. “Vou propor que a gente monte um conselho para escolher os ministros e criar mandatos. Ninguém pode ficar 40, 50 anos na mesma função”, afirmou. “O presidente troca de quatro em quatro anos, por que não pode fazer mandato de dez, 12 anos?”, questionou.

Hoje, cabe ao presidente da República escolher quem será indicado para uma vaga no STF. O nome passa por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e precisa receber o apoio da maioria absoluta dos senadores, ou seja, ao menos 41 dos 81 integrantes da Casa. Só depois da aprovação pode ser nomeado.

PRAZO – Os ministros não têm mandato com duração determinada e podem permanecer na Corte até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos. A proposta de Lula criaria um prazo para o exercício do cargo. Tanto essa alteração quanto uma mudança nas regras de escolha dependeriam de alteração na Constituição e, portanto, de aprovação do Congresso.

Lula já havia defendido a participação da sociedade civil na escolha dos ministros e a criação de mandatos, mas não havia sugerido uma duração. “Acho que não pode ser só o presidente que indica. Temos que criar um critério de como envolver a sociedade civil”, afirmou em entrevista à Band no domingo.

Lula disse então que os acontecimentos recentes no Supremo o levaram a rever sua posição sobre o processo de escolha. Defendeu uma análise mais cuidadosa da trajetória dos candidatos e afirmou que pretendia ouvir juristas, advogados, representantes da academia e da sociedade civil antes de formular uma proposta.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress