O prefeito José Ailton Brasil está naquela tranquilidade, pois conseguiu evitar mais uma vez que algum cratense se capacitasse nas últimas eleições, ou seja, chegasse a se eleger deputado estadual ou federal para depois tentar roubar dele a sua joia da coroa: a capacidade de eleger o seu sucessor ao seu bel prazer. O alcaide cratense deseja a todo custo continuar, mesmo destronado do poder, dando as cartas no terreiro.
TENTARAM, MAS AINDA NÃO CHEGARAM A BOM TERMO POLÍTICO
Atualmente o Crato não possui representante na Assembleia Legislativa de fato e de direito, pois temos Pedro Lobo(PT), vereador, e Rafael Branco(PP), empresário, que estão deputados, mas na condição de suplentes. Nestas eleições de 2022 tentaram a Assembleia Legislativa sem o mínimo interesse do prefeito José Ailton Brasil os vereadores Lucas Brasil e Pedro Lobo e o promotor Leitão Moura, este dois últimos já tentaram outras vezes chegar a um lugar ao sol e não conseguiram. Os aliados situacionistas Rafael Branco(PP) e Thiago Esmeraldo(PP) nesta última eleição geral se candidataram a Câmara Federal, porém, mais uma vez não lograram êxito na tentativa de voos mais altos na política.
Mas o candidato a deputado estadual da preferência política do prefeito cratense, deputado Fernando Santana(PT) ,foi muito bem votado no Crato, tanto que foi eleito com uma folga de votos extraordinária. Foi voto pra chuchu, meus amigos.
O prefeito sabe que além desses candidatos derrotados acima citados, existem mais um bocado de gente desejoso de ganhar o voucher político para disputar a cadeira mais importante do Palácio Alexandre Arraes. Mas o prefeito aprendeu com o tempo sagacidades políticas inimagináveis, pois já começou a se movimentar para ganhar mais esta parada e barrar no baile todos aqueles que tentarem ensaiar carreira solo à sua revelia, portanto, iniciou uma operação política para tomar dos petistas raízes a voz de comando da agremiação. Dai que já iniciou as articulações para trazer para si o domínio partidário já que vai haver eleição para a nova direção do PT municipal. Sabe ele e toda a torcida do Flamengo que quem conseguir o controle interno do Partido dos Trabalhadores no Crato com certeza definirá o rumo sucessório dentro da agremiação vermelhuca. Zé Ailton vai tentar driblar os petistas raízes para então dominar a máquina partidária e tentar apresentar o candidato a prefeito de sua preferência, caso contrário, buscará outra alternativa para fazer valer a sua vontade e preservar os seus interesses políticos. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!