NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL PARA OS MILITARES E METADE DO BRASIL ACEITAREM ELEIÇÃO DE UM EX-PRESIDIÁRIO

Denise Rothenburg
Correio Braziliense

A indicação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para o papel de coordenador da transição vem sob encomenda para facilitar as pontes com os segmentos militares. A avaliação de quem tem trânsito nessa seara é a de que os canais de Lula com os militares estão meio obstruídos.

Embora eles não apoiem qualquer golpe contra o presidente eleito, a maioria não está feliz em bater continência para Lula.

NA CONSTITUIÇÃO – Os militares não jogaram suas fichas majoritariamente em Lula, mas estão resignados. A palavra que eles usam é “estamos sentados na Constituição”. Ao longo da campanha, Lula tentou, mas não conseguiu muita conversa com os generais.

Essa turma é disciplinada e, nos bastidores, houve uma orientação do Ministério da Defesa para que qualquer contato mais próximo ficasse para depois da eleição.

Até aqui o presidente Lula tem apoio de no máximo 30% dos militares. Agora, dizem aqueles que tentam fazer algumas pontes na caserna, é aproveitar os dois próximos meses e o início do governo para deixar muito claro que ninguém quer fazer maluquices.


NOTA DA REDAÇÃO DO SITE–
Bem-informada, a colunista Denise Rothenburg tem bom acesso aos militares e sabe que eles não ficaram nada satisfeitos com vitória de Lula da Silva. Conforme o vice Hamilton Mourão afirmou em importante entrevista a O Globo, Lula nem deveria ter sido candidato, mas o Supremo permitiu e na época nem ocorreram protestos dos bolsonaritas, o que transformou em “novo normal” a candidatura de um ex-presidiário à Presidência da República.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress