Edson Silva
A partir deste domingo (23) inicia a contagem regressiva de uma semana para o pleito eleitoral do segundo turno da campanha presidencial no Brasil. Com isso, parlamentares e lideranças políticas dos dois candidatos na disputa, Jair Bolsonaro e Lula, intensificam atividades de rua em diversos municípios cearenses. em defesa de seu postulante.
No primeiro turno, o ex-presidente Lula teve uma margem considerável de votos no Estado, ficando com 65,91% dos sufrágios do eleitorado cearense, enquanto que Jair Bolsonaro atingiu somente pouco mais de 25%. Diante dessa diferença, os aliados bolsonaristas no Ceará resolveram investir em uma série de eventos, denominados de “Caravana pelo Nordeste”, que tem como objetivo visitar 25 municípios até o último dia da campanha de rua.
Lula ganhou em todos os municípios do Ceará no primeiro turno, mas neste segundo momento, sete prefeitos declararam apoio à candidatura de Jair Bolsonaro. São os gestores de Juazeiro do Norte, Eusébio, Quixadá, Nova Russas, Cruz, Independência e Itaitinga. Eles já confirmaram apoio à candidatura à reeleição do presidente, e, inclusive, participaram de eventos em defesa de Jair Bolsonaro.
Neste sábado, a Caravana Nordeste esteve em caucaia, onde o vice-prefeito Deusinho Filho declarou apoio a Bolsonaro, e em Sobral, com carreata liderada por Moses Rodrigues (UB), que decidiu apoiar a candidatura do presidente da República neste segundo turno. Bolsonaristas também resolveram visitar o Estado, como os senadores eleitos Rogério Marinho, Marcos Pontes, Damares Alves, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o próprio presidente. Neste domingo, o deputado federal Nikolas Ferreira também fará mobilização no Ceará.
Do lado lulista, o senador eleito Camilo Santana e o governador eleito Elmano de Freitas têm liderado eventos de rua em defesa da candidatura do ex-presidente Lula. Durante toda a semana eles realizaram diversas atividades em municípios cearenses, como a carreata que aconteceu neste sábado na Região do Cariri.
Votos
Eles também resolveram envolver deputados federais e estaduais na campanha, onde alguns deles gravaram vídeos de apoio à candidatura de Lula. A governadora Izolda Cela também está mais empenhada com a campanha petista, assim como pedetistas, que em sua maioria se reuniram com Elmano, Camilo e Cid Gomes para também se firmarem em favor da candidatura de Lula.
Para os próximos dias, os prefeitos da base aliada se envolverão ainda mais na campanha de Lula, convocando eventos de rua junto com o eleitorado local, alguns deles com a participação de Elmano e Camilo. A meta da coordenação do candidato petista no Ceará é aumentar a porcentagem de votos, chegando a um mínimo de 75% do eleitorado cearense neste segundo turno.