

A cidade do Crato se prepara para viver um momento de fé, devoção e celebração nesta terça-feira, 13 de maio, com a realização do evento “Celebrando com Maria”, promovido pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Diocese do Crato. A programação acontece no Complexo Religioso de Nossa Senhora de Fátima, no bairro que leva o mesmo nome, em homenagem à primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
O dia começa com missas na capela às 6h, presidida pelo Bispo do Crato, Dom Magnus Henrique, 8h e 12h, com Padre Arileudo. Às 17h, será celebrada uma missa campal, marcando o início da programação vespertina. Um dos pontos altos será o Momento Fé e Encanto, às 18h, com apresentação instrumental da “Ave Maria” no violino, executado pela equipe da Vila da Música. Às 19h, o Padre Monteiro celebra a última missa do dia, seguida de show religioso e uma emocionante procissão luminosa, que percorrerá os arredores do complexo.
O evento integra a estratégia da gestão municipal para fomentar o turismo, especialmente o turismo religioso, uma das três diretrizes prioritárias para o desenvolvimento do setor na cidade, junto ao turismo de aventura e ao turismo cultural.
O secretário de Turismo, Luís Carlos Saraiva, reforça a importância do evento para o fortalecimento da fé e da economia local. “É uma determinação do prefeito que fomentássemos o turismo. Aqui no Crato, temos trabalhado com três pilares: o turismo de aventura, o turismo cultural e o turismo religioso. Dentro dessa proposta, estamos edificando um dos maiores símbolos da fé Mariana, que vai transformar o Crato em um polo de peregrinação e espiritualidade”, afirmou.
O Cariri cearense vem se consolidando como importante destino de turismo religioso no Brasil, com um circuito que inclui Santo Antônio, em Barbalha; Nossa Senhora de Fátima, no Crato; Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; e Benigna, em Santana do Cariri.
Outro diferencial do Crato é possuir uma réplica da Capela de Fátima, localizada na Praça do Pôr do Sol. Um espaço que proporciona aos visitantes uma experiência de fé ainda mais intensa, remetendo diretamente ao local das aparições de 1.917, em Portugal.
