![](https://caririeisso.com.br/wp-content/uploads/2025/02/gg-10-side-side-1024x279.jpg)
![](https://caririeisso.com.br/wp-content/uploads/2025/02/b9b92c93-717a-4a99-b208-b25777d4b5a2.jpg)
Marcos Peixoto, Gilmar Bender, Heládio Duarte, Givaldo Givaldo e Carlinhos Neves em plena Expocrato
Não me venham falar que sou do tipo que entro na casa do cidadão, bebo os melhores tragos de bebidas, sirvo-me dos melhores aperitivos, almoço faustosamente e, no final, saio falando da sobremesa. Não, decididamente não aprecio esse tipo de comportamento.
Mas causa estranheza o quanto foi e é a convivência do empresário Gilmar Bender na seara política, enquanto no mundo empresarial o homem é uma fera. Sabe ganhar money tal e qual os grandes capitalistas de Wall Street, posso até considerá-lo o ” nosso Touro de Wall Street”, símbolo do otimismo e prosperidades financeira dos americanos.
Mas em política a coisa já não funciona tão bem para este cara que nutro uma admiração imensa, pois tentou uma vez ser prefeito de Juazeiro do Norte em 2016 e não conseguiu, foi abatido pelo opositor Arnon Bezerra por uma diferença que se esperava pequena, mas no final até que foi superlativa. Cogitou-se candidaturas suas nas eleições estaduais de 2018 para deputado federal e tudo não passou de espumas ao vento. Veio o pleito municipal de 2022 e sequer teve condições jurídicas eleitorais de pensar no assunto.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024
Nesta eleição em território romeiro, estava tudo certo para que Gilmar Bender mesmo impedido de disputar eleições pelo Tribunal Eleitoral, vinha conduzindo com certa tranquilidade a candidatura do genro Diogo Machado para ser o vice-prefeito na chapa de reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. De repente, mais que de repente o carma mais uma vez vitimou o amigo Bender, pois resolveu abandonar o acordo com o filho de dona Elizabeth Oliveira e partir para a oposição com a promessa de vice na chapa oposicionista municipal. O carma aumentou de proporção quando o mega empresário viu preterida a sua intenção de indicar a vice do candidato a prefeito dos senadores Camilo Santana, do Cid Gomes e do governador Elmano de Freitas. Disseram-me agora que Diogo Machado, anda sonhando com um debute na Assembleia Legislativa, fato que trouxe desconforto ao bloco situacionista estadual por conta de outras estratégias que já vinham traçando para por em prática não só em Juazeiro do Norte, mas para o Cariri como um todo.
FINALMENTES…
Comparo Gilmar Bender ao empresário Antonio Ermírio de Moraes(já falecido e que tentou ser governador de São Paulo em 1986, perdendo para Orestes Quercia) que era um dos maiores do Brasil, homem que possuía uma destreza imensa no sentido de ganhar dinheiro, mas as suas tentativas de adentrar no mundo político não lhes renderam bons frutos. Ermírio pela desilusões na política, certa vez disse: “a política é o maior de todos os teatros”. E assim concluo minha análise política e empresarial sobre o admirável Gilmar Bender, mas rogando aos céus que da mesma forma que o colega Antonio Ermírio de Moraes, caia fora dessa onda e busque surfar na do empreendedorismo que nessa não tem perigo de cair da prancha. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia política!!!!
![](https://caririeisso.com.br/wp-content/uploads/2025/02/gg-10-side-side-1024x279.jpg)