A celeuma oposicionista cratense da vez agora é a correção dos subsídios dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários, dos gestores de fundos especiais, procurador geral, do controlador e ouvidor geral do município.
Segundo o atual prefeito André Barreto, o ex-prefeito José Ailton Brasil no mês de junho de 2024 e não nos estertores de seu mandato como a oposição quer fazer a população cratense acreditar, resolveu corrigir as disparidades remuneratórias dos cargos acima descritos, pois desde o ano de 2012, quase 12 anos, não se revia essa situação. Segundo entendidos no assunto não se pode pretender ter um corpo de assessoria competente sem pagar condizentemente. André Barreto para formar esse secretariado “Classe A” como está sendo considerado o atual, teria que pagar bem, pois é justamente por remunerar bem os seus profissionais que a iniciativa privada é considerada capaz, empoderada, e dona de uma expertise que deixa no chinelo o setor público.
E o Crato com esse aumento não destonou das três cidades do Crajubar e demais cidades da Região, pois sendo Juazeiro do Norte o maior município do Cariri, sempre foi o primeiro a remunerar melhor o seu prefeito, vice secretários e demais cargos comissionados. O Crato por ser o segundo município teria que ser indubitavelmente o segundo nessa escala e ai vem Barbalha e demais cidades caririenses.
Tem outra coisa que o prefeito cratense me falou hoje pela manhã é que até o finalzinho da manhã desta segunda-feira não recebeu nenhuma notificação determinando a suspensão do aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e outros. Mas se chegar o prefeito me afirmou que irá na maior tranquilidade do mundo recorrer a instâncias superiores, pois esse é o seu papel: o de sempre buscar agir de conformidade com a lei.
OPINIÃO DE QUEM ENTENDE DO ASSUNTO
Nestor Moreira
O procurador federal cratense Nestor Moreira falou o seguinte sobre esse assunto: “Prefeitos e secretários municipais desempenham funções de grande responsabilidade e impacto na administração pública, sendo responsáveis por gerir recursos, implementar políticas e atender às demandas da população. Dessa forma, é razoável que recebam subsídios condizentes com a complexidade de suas funções. Portanto, somente estúpidos de visão tacanha acham elevados subsídios de R$ 17.000,00 brutos fixados para esses gestores. É bom lembrar que após os descontos obrigatórios (IR e Previdência), os estipêndios despencam para algo em torno de R$ 12.000,00, o que é muito pouco.”
Vajam no quadro abaixo como era a remuneração desse pessoal que estamos evidenciando e comprovem que na realidade a coisa andava disforme em relação aos demais municípios caririenses:
aúde e mamando um bocado