Segundo muito se comenta em Fortaleza, Camilo Santana vem enxergando no presidente Lula um desejo de não mais disputar a reeleição e já começou a observar quem em seu entorno encarna os ideais esquerdistas para ser o seu sucessor. Após a derrapagem do ministro da Economia Fernando Haddad em relação a taxar o PIX, proposta que, segundo o presidente, foi uma decisão isolada e que não contou com o seu conhecimento e nem o seu aval, dai que as possibilidades deste ministro vir a ser candidato a presidente foram para o beleléu.
Não causou espanto o que a revista a Veja publicou esta semana que restou como “estrela solitária” petista o ministro Camilo Santana(PT) e que Lula(PT) está disposto a apostar nessa alternativa. É ai que a gente começa a sacar o ziguezague político que o senador Cid Gomes(PSB) vem realizando desde o começo do mês de dezembro de 2024 e vem dando continuidade desde que adentramos em 2025.
Bom não perder de vista que o senador Cid Gomes é um articulista político de primeira linhagem
Primeiramente declarou que não disputará a reeleição ao Senado da República em 2026. Depois anunciou um rompimento brusco com o governador Elmano de Freitas(PT) forçando para que o governante voltasse atrás e retirasse a candidatura do deputado estadual Fernando Santana(PT) à presidência da Assembleia Legislativa. De cara o senador Cid Gomes além de ver o seu deputado Romeu Aldigueri (PDT) guindado à presidente da ALECE, ainda emplacou a irmã deputada estadual Lia Gomes secretária de Estado. Sem falar noutros mimos mais…
Camilo Santana que é petista e correligionário do governador Elmano funcionou como bombeiro e todos sabem que tudo foi resolvido graças a sua interferência. Há quem diga que por baixo dos bastidores existe um acordo político entre Camilo e Cid: o primeiro apoia o segundo para governador e, por conseguinte, o segundo apoia o primeiro para presidente da República. Sobrará para Elmano de Freitas uma das duas posições de senador que teremos nas eleições de 2026. Cid acredita que o senador/ministro Camilo reúne condições para pacificar o PT cearense e nele votar, o seu PSB está redondinho e pronto para lhe apoiar au grand complet, as pazes já fez com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio(PDT) e está fazendo uso dessa reaproximação com o ex-correligionário para que este consiga fazer o Ciro Gomes fumar o cachimbo da paz juntamente com ele. É um plano ousado e de muita categoria, mas como costuma dizer ainda hoje o ex-governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota: “A política é dinâmica”. Fiquem atentos, porque de política a gente entende um bocadinho. Sorry periferia política!!!!!