Prefeitos André Barreto(Crato), Guilherme Correia Saraiva(Barbalha) e Leonardo Brito Neves(Nova Olinda)
Os prefeitos de Crato e Barbalha serão diplomados hoje, terça-feira, pela Justiça Eleitoral. Aliás, enquanto estou escrevendo esta matéria o prefeito do Crato, mister André Barreto(PT), está neste momento sendo diplomado na sede da OAB, no bairro Pinto Madeira, juntamente com o seu vice-prefeito Leitão Moura e os 19 vereadores eleitos e reeleitos em nossa cidade no último pleito eleitoral.
Já o prefeito de Barbalha, médico Guilherme Correia Saraiva(PT), será diplomado logo mais as 17 horas em solenidade na sede da Câmara Municipal. Também receberão os seus diplomas o vice-prefeito reeleito Vevé Siqueira e os 17 vereadores eleitos e reeleitos.
Já o diploma do prefeito eleito da cidade de Nova Olinda, advogado Leonardo Brito Neves(PT), só se dará na próxima quinta-feira, 9 horas da manhã e será presidida pelo juiz Herick Bezerra Saraiva e terá como palco a sede do Cartório Eleitoral da cidade. Serão diplomados também o vice-prefeito e os vereadores.
Prefeito novaolindense Leonardo Brito Leite
O QUE É A DIPLOMAÇÃO?
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, as eleitas, os eleitos e os suplentes nos cargos, com a entrega do diploma assinado. Com a diplomação, as eleitas e os eleitos se habilitam ao exercício do mandato para o qual se candidataram no pleito de 2024.
Nas eleições municipais, cada junta eleitoral é responsável pela diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos. De acordo com o Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), no diploma devem constar informações como o nome da candidata ou do candidato, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleita ou eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados, a critério do juízo ou do tribunal.