Fundador da Microsoft e, recentemente, um nato entusiasta da inteligência artificial, Bill Gates gerou repercussão em um artigo recente, publicado em seu blog Gates Notes, sobre profissões que “sobreviveriam” na era da inteligência artificial ou mais do que isso, seriam fundamentais para essa fase da tecnologia.
De acordo com Gates, a IA segue como uma das inovações mais relevantes das últimas décadas, algo que só pode ser comparado com o que foi a internet há cinquenta anos. Para Gates, a IA tem potencial de transformar para sempre segmentos como saúde, educação, biociência e a área de energia.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Um segmento que, segundo Gates, em função das emergências climáticas, tornou-se crucial para a adoção de tecnologias como IA. Neste contexto, profissionais especializados em geração de energia e conhecimento na área se destacam, principalmente se adicionarem o uso da inteligência artificial em suas atribuições.
BIOCIÊNCIA DA SAÚDE
Segundo Gates, identificar medicinas e compostos para curas exige uma enorme quantidade de análises de dados. Isso requer, sim, inteligência artificial aplicada, mas, principalmente, profissionais dedicados a entender de contextos. Em outras palavras, cientistas terão seus trabalhos potencializados com a tecnologia.
DESENVOLVIMENTO DA PRÓPRIA IA
“Se fizermos investimentos inteligentes agora, a IA pode tornar o mundo um lugar mais igualitário e poderemos reduzir ou até eliminar o tempo de atraso entre o momento em que o mundo rico recebe uma inovação e quando o mundo pobre tem acesso a ela”, defenda Gates, reforçando que profissionais serão fundamentais no desenvolvimento da própria IA.