Sexta-feira passada foi um dia do famoso “ata ou desata” no relacionamento do senador Cid Gomes(PSB) como o governador Elmano de Freitas(PT). Prevaleceu o consenso e os dois vão seguir juntos rumo as eleições estaduais e presidenciais de 2026. O senador Camilo e o seu pai Eudoro Santana, este último presidente do PSB, foram os grandes responsáveis para que mais uma vez o grupo não tivesse que enfrentar mais um momento de racha. O primeiro foi nas eleições estaduais de 2022, quando vimos o ex-governador Ciro, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o presidente do PDT nacional e estadual, deputado federal André Figueiredo, comandarem um racha e partir para uma candidatura a governador própria que foi a do Roberto Cláudio. Desde ai começou o definhamento do bloco rebelde comandado por Ciro.
Diante mais uma ameaça de racha, Camilo e Eudoro caíram em campo e ao que parece a ameaça de descompasso político entre as lideranças estaduais situacionistas foi dissipada. Ficou acertado que a candidatura a presidência da Assembleia Legislativa do deputado estadual Fernando Santana(PT) seria posta de lado, assumindo esta disputa o atual líder do governo na ALECE, deputado estadual Romeu Aldigueri. Ficou acertado também que o governador Elmano de Freitas irá disputar sem discrepâncias a reeleição e os candidatos a senadores serão Cid Gomes(disputar a reeleição) e o atual deputado federal Eunício Oliveira(MDB). O deputado federal José Nobre Guimarães neste acerto das principais lideranças estaduais, portanto, mais uma vez teve que abrir mão do seu sonho de chegar à Câmara Alta do País. E assim mais uma novela política cearense consegue ter um desfecho feliz, mas vamos ver se daqui para as eleições os principais atores conseguem segurar essa peteca no ar. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia política.
UM MINUTO POR FAVOR: o empresário Chiquinho Feitosa que vinha se articulando para ser candidato a senador pela situação, acredito que deverá rever os seus planos e quem sabe disputa uma cadeira à Câmara Federal.