ESSA DAQUI É BOA DEMAIS! CHICO DE MANDUCA: A CAIXA D’ÁGUA SECOU

Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista

Ele nasceu Francisco Bezerra de Lima, mas ficou conhecido como Chico de Manduca(foto da manchete), uma liderança política respeitada e um fazendeiro admirado em Icó.

Ao longo de vários mandatos, foi o candidato mais votado para a Câmara Municipal, e seus colegas vereadores o elegeram presidente do Legislativo icoense por duas vezes.

Chico de Manduca, hoje afastado da vida pública por questões de saúde, sempre foi um grande amigo: simples, de coração generoso, irreverente e cheio de humor. Quem o conhece sabe que ele foi muito mais que um simples vereador da Terra dos Icós.

Pois bem. Era o ano de 1996, e Chico de Manduca se preparava para mais uma campanha eleitoral. Ao visitar a primeira casa, chegou à porta e saudou a eleitora:

– Comadre Maria, tudo bem? E aqueles 12 votos que sempre me apoiaram, posso contar com eles novamente?

– Pode não! – respondeu, zangada, a comadre.

Chico, sem hesitar, começou a chorar pela negativa inesperada. Comadre Maria, com pena dele, logo tratou de remediar:

– Calma, compadre Chico de Manduca, não precisa se humilhar assim. Já que sempre foram seus, serão de novo nessas eleições.

E assim ele seguiu, visitando casa após casa, sempre conseguindo resultados positivos.

Mas ao chegar à casa do compadre Antônio, algo deu errado. Diante da recusa de votos, Chico tentou chorar, mas as lágrimas não desceram. Perdeu aqueles tradicionais oito votos.

Curiosos, os colegas vereadores o questionaram sobre o que tinha ocorrido. E Chico explicou:

– Não foi nada demais. Acontece que a caixa d’água dos olhos já tinha secado quando cheguei na casa do compadre Antônio.

Ainda assim, Chico de Manduca, nosso querido e amado, terminou aquele pleito como o mais votado entre os candidatos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress