POMPEU MACÁRIO
Aliado de Cid Gomes na Alece, Baquit diz que aguarda conversas com base sobre presidência
O deputado estadual Osmar Baquit (PDT) disse que ainda não discutiu com aliados a questão da candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) após a definição para que Fernando Santana (PT) seja o candidato da base aliada na disputa, com o apoio do governador Elmano de Freitas (PT). “Na realidade, assim, eu não fui ainda convidado para falar sobre isso. Essa é uma decisão que cabe aos nossos líderes maiores”, disse, após ser questionado nessa terça-feira (12).
“Deixa ele (o governador) ouvir a base, quando ele ouvir a base…não posso dizer nada, eu sou um liderado do governador e desse grupo. Então, pelo que estou entendendo, o governador é que vai abrir uma conversa com a base, mas a gente vai acatar sempre o que o governador disser”. Baquit ressaltou que só vai se posicionar mais claramente após essas conversas.
Ele e outros deputados da ala liderada pelo senador Cid Gomes (PSB) no PDT vinham sendo cotados para se candidatar à vaga de presidente do Legislativo estadual. Outros nomes ventilados até agora foram Sérgio Aguiar (PDT); Romeu Aldigueri (PDT); Salmito Filho (PDT) e Guilherme Landim (PDT). Divididos entre base e oposição e com 13 deputados, o PDT tem a maior bancada da Alece e esse era um dos pontos fortes do grupo para chegar ao comando da Alece.
Na sessão plenária dessa terça, o único dos cotados que compareceu presencialmente foi Baquit. Outros candidatos ainda não se manifestaram após a opção por Fernando Santana.