Primeiro fenômeno a surgir na política moderna romeira: prefeito Glêdson Bezerra
Depois que o eleitor colocou quase toda a classe política tradicional romeira para vestir literalmente os pijamas e se deitarem na cama e passar a observar o cenário político longe dos holofotes, eis que a gente nota que está havendo uma tremenda renovação nos quadros políticos citadinos.
O prefeito Glêdson Bezerra veio surgindo paulatinamente no cenário político juazeirense desde as suas primeiras eleições para vereador, quando se viu aquinhoado com as melhores das votações. Passou por uma eleição de deputado estadual que lhe conferiu uma votação astronômica(não se transformou deputado estadual por falta de votos além fronteiras romeiras) até chegar a prefeito de Juazeiro do Norte, derrotando os maiores esquemas políticos até então vigentes na cidade romeira.
Sua reeleição agora em 2024 não só coroou com chave de ouro essa façanha, mas conseguiu uma maioria jamais esperada sobre o potente adversário que foi o deputado estadual Fernando Santana que contou com os apoios do governador Elmano de Freitas, do senador/ministro Camilo Santana e do senador Cid Gomes, atualmente, os homens mais fortes no cenário político cearense. Tem mais: foi o prefeito que desde a instituição da reeleição para os executivos de nossa federação em 1988, que conseguiu pela primeira vez ser reeleito naquela terra abençoada pelo Padre Cícero.
Segunda novidade política juazeirense que é o jovem Felipe Vasques
Mas diante desta reviravolta nos quadros políticos de Juazeiro do Norte, eis que vem surgindo outra liderança tão inesperada quanto a do prefeito Glêdson Bezerra que é a do Felipe Vasques que conseguiu uma votação de 6.670 votos, superando as votações de Glêdson Bezerra em seu tempo de disputante a vereador nesta cidade. Diante de votação tão substancial, eis que o seu nome aparece como “preferencial” dentre os colegas para comandar o Legislativo juazeirense no biênio 2025/2026. Disseram-me até que dos 21 vereadores que compõem a Câmara Municipal, Felipe já conta com o apoio de 13 edis, além das simpatias do prefeito romeiro reeleito. Setrá que estamos a assistir a ascensão de outro político com a mesma performance de Glêdson Bezerra? Só o tempo dirá, pois serás necessário ao Felipe Vasques os mesmos predicados do atual prefeito para conseguir ascender politicamente muito mais nesta seara. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia política!!!!