Prefeito atual José Ailton Brasil e seu sucessor André Barreto Esmeraldo
Queiram ou não queiram o prefeito José Ailton Brasil(PT) ao longo do tempo e de sua trajetória política conseguiu se transformar no político mais influente e detentor de posições em nossa cidade, e isso em pouco tempo de caminhada nessa seara.
Primeiramente tentou chegar ao poder ocupando a posição de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então líder político Walter Peixoto. Não ganharam a eleição, mas o filho político de Mãe Chica começava ai a encravar o seu nome no tabuleiro político cratense, pois logo após se candidatou a deputado estadual e, de cara, foi eleito numa boa. Por apelo dos líderes políticos estaduais Camilo Santana, Ciro e Cid Gomes, além, é claro, da sociedade cratense, José Ailton Brasil resolveu tomar a difícil decisão de renunciar de seu mandato na Assembleia Legislativa para vir disputar pela primeira vez o cargo de prefeito do Crato.
Renunciar a um mandato na Assembleia Legislativa em que faltavam mais de dois anos para encerrar, contando com uma reeleição tranquila e segura, convenhamos, foi uma atitude corajosa e desprendida, ainda mais que o seu principal oponente na época seria o ex-prefeito Samuel Araripe que naquele momento gozava de uma aceitação popular bastante substancial.
Mas José Ailton Brasil não fugiu da luta, aceitou o desafio e conseguiu vencer o adversário numa eleição disputadíssima, mas que no final se apresentou consagradora para ele. Assumiu a cadeira mais importante do Palácio Alexandre Arraes, debruçou-se no trabalho de muito realizar pelo Crato, procurou parcerias benfazejas com os governos estadual e federal, obteve os apoios de deputados federais e estaduais admiradores de seu trabalho à frente do executivo municipal, harmonizou com sapiência com o legislativo municipal e, no final das contas, conseguiu entregar ao povo o que havia prometido em campanha: uma administração profícua e cheia de acertos e realizações. Por conta disso e mais aquilo, resolveu enfrentar a reeleição e mais uma vez venceu a parada. Não se acomodou diante do novo mandato e arregaçou as mangas para enfrentar mais quatro anos de muito trabalho e “tricotagem” política. Enfrentou no segundo mandato algumas agruras políticas, mas não administrativa, porque a sua nova gestão não caiu de ritmo. Mesmo assim foi pedalando sem parar e no limiar de sua segunda administração, eis que conseguiu administrar com maestria a sua própria sucessão e vai entregar no próximo dia primeiro de janeiro de 2025 o bastão para um companheiro de jornada, um amigo e, por sinal, seu vice-prefeito nos dois mandatos prefeiturais que é o boa praça André Barreto Esmeraldo.
José Ailton Brasil vai ficar sem mandato até o ano de 2026, pois neste ano irá disputar a eleição para a Assembleia Legislativa e deverá retornar àquela Casa com o apoio do novo prefeito André Barreto, das lideranças estaduais que se identifica politicamente e do próprio povo do Crato e do Cariri. José Ailton se consagrou e isso é inegável, como a maior liderança política do Crato da atualidade.
UM MINUTO POR FAVOR: bom esclarecer que o prefeito José Ailton Brasil nos seus dois mandatos de prefeito, conseguiu emplacar seu deputado federal na pessoa do André Figueiredo e o seu deputado estadual que atende pelo nome de Fernando Santana. Sem falar na abertura que promoveu para que outros que fazem parte de seu grupo disputassem eleições para o Parlamento Estadual e conseguissem excelentes performances eleitorais. Tanto que alguns já assumiram mandatos temporários na Assembleia Legislativa e outros que não assumiram foi por razões pessoais, mas condições surgiram com o apoio incondicional da liderança José Ailton Brasil. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia política!!!!