DILFIM NETTO TEVE PAPEL CENTRAL NA CANDIDATURA DE TARCÍSIO EM SÃO PAULO

Bela Megale
O Globo

Até o final, Delfim Netto continuava fazendo política

Na homenagem que fez ao ex-ministro Delfim Netto na rede “X”, o governador Tarcísio de Freitas disse que o economista “foi um dos incentivadores de sua candidatura ao governo de São Paulo”, em 2022. Delfim morreu nesta madrugada, aos 96 anos.

O encontro entre Delfim e Tarcísio foi decisivo para que o então ministro da Infraestrutura saísse do muro e abraçasse o plano de concorrer ao governo de São Paulo.

SÉRIE DE CONVERSAS – Pressionado pelo, na época presidente, Jair Bolsonaro, Tarcísio decidiu fazer uma série de conversas para sondar suas chances. Procurou o ex-presidente Michel Temer, o economista e presidente do Insper Marcos Lisboa, o banqueiro José Olympio Pereira e o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, com quem teve um encontro que, segundo o próprio, definiria seu futuro.

Na reunião, realizada em 2021 na casa de Delfim, os dois ficaram distantes, pois ainda havia o risco da contaminação pela Covid. Delfim, então, disse ao ministro:

— O Bolsonaro quer que você concorra ao governo? Tá certíssimo, você tem que concorrer.

— O senhor tá doido? — perguntou Tarcísio.

— Digo mais, você vai ganhar. Você tem o que o paulista gosta: entrega. Conheço seus adversários, eles não vão ter o que mostrar. E vindo para São Paulo, rapidamente você agregará muitos apoios. Agora, deixa eu te perguntar. Você se dá bem com o Kassab?

— Me dou sim — disse Tarcísio, acenando com a cabeça.

— Procura ele — aconselhou Delfim.

Kassab se tornou o coordenador da campanha de Tarcísio e hoje é o secretário de governo e Relações Institucionais de sua gestão.


UM MINUTO POR FAVOR – Bela Megale tocou no ponto certo. Gilberto Kassab criou um partido para chamar de seu e sabe conduzi-lo. O PSD está sempre aliado ao governo, não importa quem esteja no poder. Na eleição de 2022, Kassab ficou neutro até fim. Depois apoiou Lula, mas manteve seu cargo no governo paulista, já de olho em 2026, ciente que Tarcísio deve ser candidato e até lá o rival Lula estará mais para Biden do que para Kalama, se é que vocês me entendem, como dizia o genial e elegante Maneco Müller, também conhecido como Jacinto de Thormes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress