Por Cibele Moraes com adaptação by Marcos Peixoto
As garotas de Glorinha perfiladas igual a um concurso de debutantes. Glorinha a quarta da direita para esquerda.
Os estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Cariri dedicaram-se à produção de “O Reino da Glória”, um documentário que mergulha na vida de Glorinha, figura icônica do Crato conhecida por seu famoso cabaré nas décadas de 50 e 60. No dia 02 de agosto, às 20h, no Crato Tênis Clube, todos estão convidados a assistir ao lançamento deste documentário que é gratuito e aberto ao público. Com relatos íntimos da família e amigos de Glorinha, o filme revela sua personalidade vibrante e as histórias envolventes que cercam seu estabelecimento lendário, que não apenas marcou época, mas também impulsionou o comércio local e atraiu visitantes de todo o Brasil.
A grande cafetina Glorinha
A narrativa é enriquecida com detalhes sobre como o cabaré de Glorinha se tornou um ponto de encontro cultural e social, oferecendo uma análise única do impacto histórico e cultural dessa figura empreendedora no Crato. O documentário não apenas relata sua vida e conquistas, mas também resgata sua memória para as gerações atuais e futuras, além da sua intimidade como mãe e mulher.
O documentário conta com uma pesquisa de arquivos históricos e imagens inéditas, que ajudam a traçar um panorama do ambiente efervescente da época e da própria Glorinha. As músicas que embalaram as noites do cabaré, a personalidade de Glorinha, sua intimidade e, principalmente, a maternidade são temas explorados, dando ao público uma visão profunda e nostálgica.
O famoso “Cabaré de Glorinha”, Crato, final dos anos 50. O estabelecimento marcou época na cidade, se destacado como uma casa de meretrício na qual as mulheres eram tratadas como funcionárias, devidamente legalizadas. O lugar foi fundado no início da década de 50, e até hoje toma conta do imaginário popular local. Estava situado ao lado da antiga estação ferroviária da Reffsa, no final da rua José Marrocos. Foto: Wilton Bezerra. Texto: Adeildo de Sousa – Historiador e Pesquisador –
“O Reino da Glória” também aborda a influência de Glorinha na emancipação e no empoderamento feminino em uma época de costumes rígidos, destacando seu papel pioneiro na luta por espaço e reconhecimento para as mulheres no meio empresarial. A produção, fruto do esforço conjunto dos alunos, promete não apenas informar, mas também emocionar e inspirar todos os presentes.