A família do saudoso político Joaquim de Figueiredo Correia está em estado de êxtase, pois o seu filho Francisco José de Figueiredo Correia dentro das comemorações do centenário do pai nascido no dia 4 de novembro de 1920 em Várzea Alegre, filho de José Correia Lima e de Maria Figueiredo Correia, irá lançar um livro para festejar a data no dia 26 de agosto de 2024, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, as 14 horas.
Joaquim de Figueiredo Correia além dos mandatos de deputado estadual e federal foi também proprietário agrícola e pecuarista. Era casado com dona Yvonette Vieira de Figueiredo Correia com quem teve seis filhos: Ângela, Francisco José (ex-deputado), Anamaria, Figueiredo Junior, Cecília e Adriana.
Homem querido pelos conterrâneos varzealegrenses , diz a história que um fato curioso é que o mesmo faleceu em pleno exercício do mandato na capital do estado em Fortaleza, quando foi anunciada a sua morte em sua cidade natal, um clima de tristeza e dor tomou conta dos moradores, eleitores, parentes e amigos que tinham nele afeição e respeito. Figueredo Correia Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Ceará em 1950 tornando-se um dos renomados advogados do Ceará.
Figueiredinho Correia Junior ao lado deste colunista que vos escreve vai participar ativamente da nossa XI Feijoada do Marcos Peixoto 2024.
Joaquim de Figueiredo Correia é pai de nosso querido amigo José de Figueiredo Correia Junior, o Figueiredinho, que hoje reside em nossa cidade do Crato, um cara dotado de excelente caráter, generoso, gentil, querido pai de família, excelente marido para Camila e vitorioso empresário, pois proprietário da Água Mineral e Gelo Cambará.