Todos os seres humanos tem as fases da infância, adolescência, adulta e da velhice. Todas elas são fantásticas, quando sabemos aproveitá-las cada uma em sua compreensão de tempo vital. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade. A infância é algo que não se deve tolher de ninguém, tem que ser vivida em sua plenitude, pois é a fase da inocência, é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais. Um amigo já me dizia que uma infância feliz é o segredo para que todos consigam atravessar legal as demais fases de nossas vidas. A adolescência… Ah, a adolescência! adolescência é a fase de amadurecimento: é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e entra na idade adulta. O objetivo cultural da adolescência é preparar a pessoa para assumir o papel de adulto. a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos. Finalmente, vem a Velhice, também chamada de terceira, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes. O meu saudoso amigo Lustosa da Costa, um dos maiores jornalistas do Brasil, cearense, disse-me um dia que lhe perguntaram se era ruim ser velho, no que ele respondeu: olha, com todo respeito que tenho as demais fases da vida, tenho curtido muito esta fase, pois ganhei uma maturidade que me faz ver com absoluta clareza o verdadeiro sentido da vida.
Sabemos que todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.
Cantores Fábio Junior e Roberto Carlos na atualidade
Divaguei nesse tema por ontem ter me deparado com uma foto atual dos famosos cantores Roberto Carlos e Fábio Junior em que bem mostra o que o peso da idade faz com o nosso aspecto físico, principalmente com a nossa tez. É algo implacável. O que fazer? dar de ombros e seguir em frente, pois como bem abordou o nosso colega jornalista Luis José dos Santos para justificar tal momento de nossas vidas, apegando-se ao que disse o grande Charles Chaplin: “Vidas que se acabam a sorrir / Luzes que se apagam, nada mais / É sonhar em vão, tentar aos outros iludir / Se o que se foi, pra nós não voltará jamais. / Para que chorar o que passou? Lamentar perdidas ilusões / Se o ideal que sempre nos acalentou / Renascerá em outros corações…”
Roberto Carlos e Fábio na juventude. É a vida e é bonita e é bonita, Viver… E não ter a vergonha de ser feliz…
Diante de artigo tão bem inspirado, convido vocês para curtirmos esse clip do cantor brega Odair José, onde o mesmo canta a música “A noite mais linda do mundo”: