BOLSONARO CONSEGUE DESTAQUE NO 7 DE SETEMBRO, MAS VIRADA NECESSITA DE MAIS

Silvio Cascione
Estadão

As manifestações a favor de Jair Bolsonaro neste 7 de Setembro precisam ser interpretadas como grandes comícios a favor do presidente. Comícios ajudam a mobilizar os eleitores, e engajá-los com mais disposição na conversão dos indecisos. Pela enorme escala dos eventos deste feriado, e a ampla cobertura da imprensa, esse efeito deve ser potencializado. Foi uma grande dose de ânimo para a base do presidente.

No entanto, é difícil crer que comícios decidam eleições. No fim das contas, mais do que uma base fiel e mobilizada, o que importa é a opinião da maioria, incluindo aqui os indecisos.

TEMAS POPULISTAS – O discurso típico de palanque, focado nos temas habituais da base bolsonarista, não representa os anseios dessa parte da população que ainda precisa ser conquistada pelo presidente para ganhar a reeleição.

Não se pode perder de vista que essa ainda é uma eleição – e continuará sendo – marcada por temas econômicos. Bolsonaro se beneficia da forte melhora da economia neste ano, mas as pesquisas indicam que ele precisa de mais do que isso para convencer os eleitores que ainda faltam. Bolsonaro ainda precisa demonstrar aos eleitores indecisos que ele tem empatia, e que poderá fazer mais em um segundo mandato, com um conjunto maior e mais crível de propostas.

Bolsonaro, portanto, precisa ir além deste 7 de Setembro. Se souber aproveitar o ânimo revigorado desta base leal para vender mais esperança para a economia e bater em seu principal adversário, ele pode ver suas chances subirem. Mas isso ainda não ficou claro em suas últimas falas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress