
MARCOS PEIXOTO E DIÁRIO DO NORDESTE

Fortaleza, Maracanaú e Caucaia lideram o ranking do Produto Interno Bruto(PIB) do Ceará. Em seguida, aparece São Gonçalo do Amarante, onde está instalado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém(Cipp). Ao todo, 7 das 10 cidades com maior PIB do Estado ficam na grande Fortaleza.

O levantamento, no entanto, considera os valores de 2021, um ano após o início da pandemia de Covid 19.
Vejam o ranking com os 13 maiores PIBs do Ceará. Os dados coletados correspondem ao ano de 2021:
Fortaleza
Maracanaú
Caucaia
São Gonçalo do Amarante
Sobral
Juazeiro do Norte
Aquiraz
Eusébio
Horizonte
Iguatu
Crato
Maranguape
Pacajus

Atrás da Capital, Maracanaú, um dos maiores municípios do Estado, tem uma economia pujante também em razão do polo industrial. Caucaia, além de também ser uma cidade com grande população, ainda abriga o Cipp.
Em relação a Fortaleza, segundo o relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará(IPECE), “cabe destacar seu avanço entre as capitais ao longo desses 19 anos, despontando como a primeira do Nordeste.”
Em 2002, diz a nota, Fortaleza era a décima capital ficando nono ao ultrapassar Recife em 2010. Em 2019, supera Salvador, mantendo-se na oitava colocação desde antão.
UM MINUTO POR FAVOR: a cidade do Crato que há muito anda na contramão econômica, ficou atrás de Iguatu. Este colunista tem alertado que nos tempos de hoje toda cidade ou região que coloca a cultura como principal alavanca de seu desenvolvimento, arre égua(!), as consequências sobrecaem em seu desempenho econômico e social.(nem tanto ao ceu e nem tanto ao mar) Precisamos de um comércio forte e de um setor industrial pujante. Sem isso, daqui a mais uns aninhos, estaremos mais anda abaixo de outros municípios. Vamos nos mirar em Juazeiro do Norte, sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!
