O mestre Álvaro Dantas participou, em São Paulo do jantar comemorativo aos 30 anos da ONG “Amigos do Bem”, criada por Alcione Albanesi, uma empresária de sucesso que vendeu suas empresas e passou a fazer projetos de educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna, atendendo a mais de 150 mil pessoas carentes em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Evento reuniu empresários de peso e arrecadou R$ 38 milhões para a instituição.
SAIBA MAIS SOBRE A LINDA HISTÓRIA DE ALCIONE ALBANESI
A paulistana Alcione Albanesi não é de criar negócios pequenos. Aos 17 anos, ela já era dona de uma confecção com 80 funcionários. Mais tarde, foi parar em ramo bem diferente, o de lâmpadas. Nele, desbancou multinacionais e transformou a FLC na maior empresa de lâmpadas do país. Mas números ainda mais importantes — e impressionantes — são os da sua atual empreitada: o Amigos do Bem.
Uma maiores organizações sociais do país, o Amigos do Bem atende hoje mais de 150 mil pessoas por mês e mobiliza mais de 11 mil voluntários com a missão de acabar com a extrema pobreza no sertão nordestino. Uma de suas campanhas atualmente é levar alimentos, roupas, colchões e recursos financeiros aos atingidos e desabrigados pelas fortes chuvas no Recife (Pernambuco).
A história de Alcione Albanesi e sua veia empreendedora são tema do episódio 131 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no Youtube ou em áudio em plataformas como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
O crescimento do Amigos do Bem, projeto que Alcione iniciou na década de 1990, fez com que ela tivesse que tomar o que considera até hoje a decisão mais difícil de sua vida: vender a FLC quando ela estava no auge. Em 2014, com 12 anos de mercado, a empresa faturava R$ 300 milhões e tinha acabado de inaugurar a primeira fábrica de lâmpadas LED do país quando Alcione vendeu sua participação.
“Foi duro deixar os negócios. Mas me dedicar 100% ao Amigos do Bem nos ajudou a criar toda uma estrutura que atende quatro pilares: educação, trabalho, saúde e infraestrutura”, conta. Conheça mais sobre a organização e a história de Alcione no podcast.