CLIMA LEGAL PELA MANHÃ, MAS UM BOCADO QUENTINHO À TARDE NO CARIRI E OUTRAS REGIÕES

OPINIÃO

O Ceará deve manter máximas em torno dos 38 °C em determinadas áreas do Estado até amanhã (30), conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Devido ao tempo estável, os picos de temperatura são esperados nas macrorregiões Jaguaribana, Cariri e Litoral Norte no período da tarde. Pelas manhãs, a tendência é de mínimas entre 17°C e 19°C em áreas de serra das macrorregiões do sul e noroeste do Estado.

Considerando que quanto maior a temperatura, menor a umidade, as áreas mais quentes poderão ainda apresentar taxas entre 20 e 30%. Lembrando que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças. Típico desse período do ano no Ceará, a tendência é de manutenção das condições predominantemente estáveis, ou seja, com céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens. Entretanto, ainda há chances de chuva isolada e passageira no Litoral de Fortaleza durante o período da manhã. Por fim, a Funceme indica que
a velocidade máxima do vento deve variar entre 45 km/h e 60 km/h na faixa litorânea e nas regiões de serra.
TEMPO SECO
A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica que a umidade e a temperatura do ar são inversamente proporcionais. Isso significa que nos horários com as maiores temperaturas, principalmente no início da tarde, é registrada a menor umidade relativa do ar, especialmente no interior do Estado. “Áreas interioranas apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação, reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”, explica.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress