PREFEITOS ESTÃO FAZENDO REAJUSTES POR CONTA DA QUEDA DE ICMS E FPM

R. Moreira

A deputada Lia Gomes, PDT, tem mantido encontros com prefeitos cearenses que reclamam da perda de receitas. Segundo a deputada, os municípios perderam 40% nos repasses de ICMS e 12% do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
“Estamos fazendo ajustes”, disse o prefeito Matheus Gois, bom gestor que aumentou a receita do município de Pedra Branca a partir do bom desempenho em áreas como educação e saúde. “Tirei o município do vermelho e coloquei no azul. Isso ajuda”, disse Gois, que esteve em Brasília participando de mobilização para exigir do Governo Federal a revisão dos cálculos do FPM, para que os valores voltem aos níveis de julho de 2022. “A situação é grave”, descreve o gestor, que tem o apoio da Aprece. A deputada Lia Gomes, PDT, demonstrou preocupação com o tema. Ela tem razão. Os municípios nordestinos e de muitos estados do Brasil têm como receita única os repasses do FPM e do ICMS. O IPTU e o ISS pouco influem no caixa dos pequenos municípios.
A redução do ICMS e de outros impostos ocorreu no governo Bolsonaro e as consequências estão surgindo no governo Lula. A crise econômica que o país atravessa, com sinais claros de recessão, ampliou a queda da arrecadação, do PIB e reduziram o consumo. O secretário Artur Bruno, que trabalha com os municípios no governo Elmano, disse que todos estão no mesmo barco. “O Ceará perdeu R$ 2,3 bilhões com a redução do ICMS sobre combustíveis e, consequentemente, os municípios perderam receitas”, explicou Artur Bruno, que acredita em melhorias nos próximos meses.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress