SILVESTRE GORGULHO RELANÇA LIVRO SOBRE PELÉ E JUSCELINO, DOIS NOMES NA HISTÓRIA

DE CASACA E CHUTEIRAS

A obra de Silvestre Gorgulho destaques os anos dourados

Vicente Limongi Netto

Silvestre Gorgulho, um dos mais conhecidos e respeitados jornalistas de Brasília, está lançando mais uma edição atualizada de seu maravilhoso livro sobre Pelé e Juscelino Kubitschek, “De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história”. Será nesta sexta-feira, em Brasilia, no Memorial JK.

O prefácio da obra, escrito pelo eterno João Havelange, é depoimento marcante e emocionante de quem conheceu de perto, apoiando, a trajetória do rei do futebol, e vale a pena ler de novo, como aperitivo da grande obra de Gorgulho:

Brasília, Pelé e JK
Silvestre Gorgulho, responsável pela entrada dessa coluna no Guiness Book, lança o livro De Casaca e Chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história. O país entre 1956-1977 é retratado de forma criativa que provoca a fluência na leitura. Uma aula de história onde Brasília foi o marco. Além do Mercado Livre, a compra pode ser feita pelo WhatsApp (61) 98442-1010.


PELÉ, O ATLETA DO SÉCULO

Santos FC player Pele receives the Garratazu Medici Cup to celebrate scoring 1,000 goals in his career, 3rd January 1970. He is with Joao Havelange, President of the Brazilian Sports Federation. (Photo by Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images)

Jamais, em toda a minha vida, poderia imaginar que fosse solicitado para redigir um Prefácio para um atleta do porte do hoje famoso Edson Arantes do Nascimento.

Recordar é viver e, neste momento, me vem na lembrança a figura de um jovem jogador que me foi apresentado, em 1958, como um novo integrante da Seleção Brasileira, tendo dele uma visão de uma figura tímida e pacata.

Naquela ocasião exercia eu o cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Desportos – CBD, hoje Confederação Brasileira de Futebol-CBF.

Na medida em que foi avançando nas suas participações, nos jogos do Campeonato Mundial, na Suécia, naquele mesmo ano, demonstrou a sua capacidade técnica e decisão de trazer resultados positivos para o nosso País, culminando com a conquista do título de “Campeão Mundial de Futebol” de 1958, ainda com os seus 17 anos de idade.

Continuando com a sua trajetória, não só no Santos F.C. — seu Clube de origem — como também da Seleção, foi novamente convocado para a Seleção Brasileira de Futebol que participou e conquistou o “Bicampeonato Mundial”, na competição disputada no Chile, acrescentando mais um no seu “Curriculum”, e depois o Tricampeonato Mundial, em 1970, no México.

Vitorioso foi também representando o seu Santos F.C. nas participações dessa agremiação nos Campeonatos Mundiais de Clubes, de 1962 e 1963.

Rainha Elizabeth II

São tantas e tantas as suas conquistas que, não só pelo seu talento, como pela postura de correção como indivíduo, conseguiu através todo o período de sua carreira profissional e após o seu encerramento, o reconhecimento de altas personalidades mundiais como o a Rainha Elizabeth II, ao lhe conferir o título de “Sir Cavaleiro do Império Britânico”, bem como de entidades internacionais com a eleição pelo Comité Internationale Olympic, de “Atleta do Século”; “Jogador do Século”, pela UNICEF, “Diploma do Mérito de Cidadão do Mundo”, pela ONU, além de outras que, na verdade, também são bem representativas.

Com o encerramento da sua atividade profissional de jogador de futebol, já universalmente famoso, formado em Educação Física e consignando um recorde histórico como o “Maior Artilheiro”, com 1283 goals, foi posteriormente indicado para o cargo de Ministro de Estado dos Esportes e hoje é o “Embaixador Honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014”, a realizar-se em nosso País, nomeado pela Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff.

Pelé, por tudo que alcançou em sua vida e do quanto contribuiu para a propaganda do futebol brasileiro, através as suas brilhantes atuações com as Seleções que nos deixaram saudades pela hegemonia e harmonia dos seus integrantes, temos que a ele agradecer estar ainda representando o que de melhor temos em nosso Brasil.

Ele servirá, sempre, de exemplo para as novas gerações, pois sua imagem é inconfundível e representativa dos Séculos XX e XXI, por tudo que conseguiu e, tenho a certeza, continuará a obter êxito em todas as suas iniciativas.

Parabéns Pelé por sua bela carreira, que tanto contribuiu para elevar, internacionalmente, o conceito do futebol brasileiro.

Antes de terminar, quero também felicitar ao Jornalista Silvestre Gorgulho pela excelente publicação.

João Havelange
Presidente de Honra da FIFA

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress