

Este ano este colunista foi contemplado com participação em três livros: nos do colunista Lúcio Brasileiro, no do ex-deputado César Barreto e no do empresário Humberto Mendonça. Fico grato por esse merecimento por parte desses amigos e espero que as nossas amizades se perpetuem para todo o sempre amém, como bem diz a minha santa mãezinha.

Grande Geraldo Ananias
Para fechar com chave de ouro, eis que o intelectual, cantor, escritor e outras coisas boas na vida, Geraldo Ananias, ontem me enviou recado avisando que também faço parte de seu mais novo trabalho editorial intitulado O AMOR QUE TRANSCENDE A VIDA: PODE O AMOR SUPERAR OS LIMITES DA EXISTÊNCIA?

PARA ENTENDER A OBRALIETRÁRIA
O AMOR QUE TRANSCENDE A VIDA: PODE O AMOR SUPERAR OS LIMITES DA EXISTÊNCIA?
O autor participa ativamente com suas memórias caririenses, notadamente do Crato, no seu sítio Almécegas, na Chapada do Araripe. De suas origens e saudades, enraizantes, telúricas, dos amigos mais próximos, legados musicalmente pelas serestas e histórias engraçadas do seu pé-de-serra, dos seus habitantes mais próximos, de suas convivências, preservando suas individualidades, realçando as pitadas de humor.
Dalí, daquele aconchego serrano, vai se ampliando, se emaranhando, percorre mais que meio mundo. De Crato segue por Fortaleza, Brasília, Lisboa, Barcelona, Cracóvia, Berlim, Istambul, Cairo, Londres, Budapeste, Curitiba, Porto Alegre, Camberra, retorna ao Brasil, às suas origens cratenses/santanenses. Nesse viajar vai inserindo os personagens, dando-se, conforme suas importâncias, as características que os definem para nos familiarizar melhor com o contexto.
Quando o interesse do leitor pode começar a cair, Geraldo Ananias introduz surpresas, encontra sempre algo para realimentar os leitores conduzindo-os até o final do livro. E isso, para ele, não é difícil porque o cerne da obra é uma trama internacional no autêntico bom enredo que nos torna videntes, como se estivéssemos ali, participando, opinando, sofrendo, etc.
Geraldo Ananias nos provoca logo no subtítulo do livro: Pode o amor superar os limites da existência?
No final, coisas, “fatos” e circunstâncias se encaixam e ficamos nós, dependentes leitores, convencidos de que o que transcende a vida é realmente bom, a nos deixar precoce saudade porque esta obra, nas suas 250 páginas, já terminou.
Terminou mesmo, Geraldo Ananias? Ou você tem outras surpresas literárias para nós?
RECADINHO DE GERALDO ANANIAS PARA ESTE COLUNISTA
